terça-feira, 12 de julho de 2011

Guilherme e Renzo



Quando fiquei gravida o Guilherme abominou a situaçao. Berrou, xingou, ficou sem falar comigo.

Se o assunto era a gravidez, ele simplesmente saia da sala. Nao queria papo. Me lembro de ter dito para ele que um dia aquela bolinha redondinha iria chegar de braços abertos para ele e dizer: - Gui, colo...

O que ele respondeu? - Se ele fizer isso eu chuto ele.

Até que o Renzo nasceu.

E agora é um chamego sò. Nao gosta de ver o irmao chorar, pega no colo, da banho, faz dormir, leva para assistir tv, anda na rua com ele, empurra o carrinho, senta no chao para brincar com o irmao. A unica coisa que ele nao fa é trocar o coco. Fora isso, é um chamego!!!!! Nem parece o mesmo Guilherme que disse que nao queria ele de jeito nenhum.

E nao é que ele ja sabe se virar...



Sexta-feira.
Guilherme e Erasmo - que està por aqui de férias - saem para passear em Mantova. Para começo, o Gui teve que se virar jà que o Erasmo nao fala nadinha de nada - apesar de que o Gui tambem fala muito pouco.

As 16h entra o Erasmo correndo e suando pela porta todo preocupado porque o Guilherme nao conseguiu descer do trem.

O resultado? Fàcil. Ele desceu na estaçao seguinte - Suzarra - olhou nos informativos, conversou com um rapaz na estaçao, pegou informaçao e pegou o proximo trem de volta as 17:21.

Jà vi que pelo menos voltar para casa ele vai saber!!!!!

A matricula dele ja esta feita no primeiro ano superior - como se fosse o ensino médio no Brasil. A diferença é que o Superior tem 5 anos e voce sai apto a ingressar no mercado de trabalho. Simplesmente nao precisa fazer uma faculdade - a nao ser que queira melhorar os conhecimentos e claro em algumas profissoes como medicina, advocacia, etc. O Guilherme quer ser designer de games. Para isso, tem que estudar informatica. Entao, ao final dos 5 anos, ao inves de entrar em uma faculdade, ele jà està apto a trabalhar na àrea e sò fazer cursos de atualizaçao e aprimorar conhecimentos neste sentido. O que a meu ver é bem melhor. A partir do terceiro ano ele ja pode começar a trabalhar. Em paralelo aos seus estudos estamos projetando para ele fazer cursos de webdesigner e designer de games para que ao final dos 5 anos ele jà possa correr atras do que realmente quer.

Neste sentido eu acho aqui muito melhor. O Gui nao vai ter Quimica, Fisica, Biologia - a nao ser no primeiro ano como base. Em compensaçao, vai ter o dobro de matemàtica - ja que a informatica é toda fundada em matematica - muitas aulas de administraçao, direito  comercial entre outros. Ou seja, o adolescente ja começa a ser preparado para o que ele realmente quer.

E cada escola por aqui oferece dois ou tres tipos de cursos: moda, culinaria, mecanica, hidraulica - que aqui o salario é absurdamente alto - enfermagem, etc. E o ensino é bem direcionado para o curso escolhido. Assim, fica mais facil do adolescente nao ir tao contra os estudos. Porque nessa idade jà é dificil gostar de estudar. E ainda fazer o que nao gosta.

Eu sempre questionei o estudo no Brasil. Sempre achei que a gente aprende coisas inuteis demais. Eu nunca usei raiz quadrada para nada, nem equaçao do segundo grau, nem o teorema de pitagoras, nem a tabela periodica. Mas acredito que algumas pessoas usaram muito mais que eu. E  para elas deveria ter sido ensinado com mais afinco. Enquanto que para outros, uma outra materia seria mais apropriada.

Bom, sò espero que agora o Gui realmente se aplique, porque estudar nunca foi com ele... rs...

Beijos, Gui
Amo voce