segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Esse caiu como uma luva

Palestra, ministrada pelo renomado psiquiatra Içami Tiba. O assunto é de interesse nosso: educação de filhos. Guarde este texto e estes ensinamentos. Com certeza, serão bastante úteis para você.

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar alguém com internet, som, tv, etc.

3. Confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

4. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai disse que não ganhará doce, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

5. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente, pois aquela informação, de que droga faz mal, não está gerando conhecimento.

6. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se desistir ou for mal na faculdade.

7. Videogames são um perigo. Os pais têm que explicar como é a realidade. Na vida real, não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

8. Pai não pode explorar o filho por uma inabilidade que o próprio pai tenha. 'Filho, digite tudo isso aqui pra mim porque não sei ligar o computador'. O filho tem que ensiná-lo para aprender a ser líder. Se o filho ensina o líder (pai), então ele também será um líder. Pai tem que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível o pai pagar para falar com o filho que mora longe.

9. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

10. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

11. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que saber qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto que isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

Palestra ministrada pelo Dr. Içami Tiba, Psiquiatra, em Curitiba, 23/07/08. Médico pela Faculdade de Medicina da USP. Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro da Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas - APCD.

... e adolescentes sao de Netuno


Se homens sao de Marte, Mulheres sao de Venus e bebes sao de Jupiter, os adolescentes certamente sao de Netuno.

Sao seres COMPLETAMENTE distintos dos demais seres humanos.

Hoje estou com vontade de chorar! E muito!

Tem dias que voce se torna um completo estranho. Como hoje em que voce grita, mede forças, esbraveja e ai eu tenho que impor minha autoridade de mae, mesmo querendo ser uma mae legal.

Sò porque tem 14 anos acha que é dono do mundo, senhor das verdades. Nao aceita regras, nao aceita ordens. E na conversa tambem nao. Hoje voce està no seu dia de rebeldia e isso me magoa tanto, me machuca tanto.

O que voce nao entende é que cada vez que brigo com voce, doi uma parte de mim. Fico me perguntando: onde està aquele meu menino amado, meigo, aquele garotinho que dizia que me amava e que nunca ia me abandonar?

Sempre faço tudo por voce, tudo pela sua felicidade, mas voce nao percebe, nao ve, nao quer enxergar. E quando eu preciso de algo em troca, quando sou eu que peço, voce grita, esbraveja, deixa para depois. Acha que estou sempre protegendo a Luana, quando todo mundo nitidamente ve e comenta que eu protejo mais voce do que ela. Mas voce se julga injustiçado, se acha sempre a vitima de tudo. Eu peço, voce diz nao. Eu mando, voce grita. Eu grito voce reclama. Nao gosto desse ritual. Mas ele acontece sempre.

Onde estou errando com voce?

Deveria ser mais dura? Mais maleavel?

Dificil esse papel de pai e mae onde eu tenho que educar e dar carinho ao  mesmo tempo. Ter que brigar quando quero pegar no colo e somente dizer: Filho, eu te amo.

Fase dificil essa tal adolescencia!!!

Quero que passe logo e voce volte para mim.